AVASSALADORAS RIO - SURRA DE GRAVATA é a coluna quinzenal de ANDRÉ FERRER

AVASSALADORAS RIO - SURRA DE GRAVATA é a coluna quinzenal de ANDRÉ FERRER
Segundo André Ferrer "Amarelas e medrosas" é uma tentativa de "ser menos ranzinza e um pouco mais lírico".

sábado, 4 de julho de 2009

LIBERDADE REAL

"As tecnologias relacionadas à informação vieram para ficar e, de fato, elas têm muito a contribuir na luta contra a desigualdade social e no processo de aproximação dos povos."Velocidade, compartilhamento instantâneo de imagens e sons, tudo muito limpo, claro e polido como arroz tipo 1. Neste universo de facilidades, é natural que meninos e meninas não leiam. E por que seria diferente na delicada relação entre o jovem e a informação se a lei do menor esforço é capaz de drenar o planeta e originar oceanos imensos?!
M
O livro não facilita. Os iniciantes preferem a tevê. Na tela do computador, uma imagem tem a força de um milhão de páginas.
M
O livro, por sua vez, é trabalho. Toda a beleza e encanto apregoados pelos seus amantes mais radicais não aparecem num “clique”. Sendo assim, “miguxo”, nada como um “mouse” para “superdetonar” essa “parada sinistra”! Etapas queimadas com a ponta de um dedo.
M
Mas o avanço não avança só. Paralelo a ele, correm necessidades próprias de um mundo moderno e competitivo. Afinal de contas, que decisão tomará uma pessoa pouco habituada à decifração de textos? No campo sócio-político, por exemplo, a reflexão do cidadão comum é cada vez mais necessária e nula.
M
Símbolos de liberdade e poder, as tecnologias relacionadas à informação vieram para ficar e, de fato, elas têm muito a contribuir na luta contra a desigualdade social e no processo de aproximação dos povos. Mas também, para todo aquele que não consegue refletir e se libertar da opinião alheia, elas podem se converter em escravidão. Liberdade e poder maiores e mais autênticos do que a capacidade de compreender o mundo por si mesmo são duas coisas que ainda precisam ser inventadas. Apenas o exercício da leitura de bons textos é capaz de refinar o pensamento.
M
por André Ferrer
M
____________________
Crédito da imagem: Fotocomédia. Se este ou outros textos da web te interessar, não reproduza sem o devido crédito ao autor. Respeite sempre os direitos autorais de conteúdos, imagens e softwares!

Brigitte Bardot - Assista ao vídeo e leia o novo conto do escritor e cartunista Emerson Wiskow

Leia o conto "Brigitte Bardot" de Emerson Wiskow >>>

LEITORES DE A iNVERNADA